A Cidade

Nova Petrópolis. Um destino belo e convidativo o ano inteiro

Para qualquer lado que se lance o olhar, a paisagem surpreende. Assim configura-se Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha, uma cidade com cerca de 19 mil habitantes e que mantêm viva a essência da sua cultura germânica por meio do sotaque alemão, dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica e do seu legado cultural.

A preservação e a manutenção dos costumes dos colonizadores alemães fazem de Nova Petrópolis um verdadeiro cartão postal, na região serrana do Rio Grande do Sul. Os atrativos turísticos como o Parque Aldeia do Imigrante, a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Torre de Informações Turísticas, o Moinho Rasche e os roteiros turísticos como o Pequeno Imigrante Alemão, Roteiro Alemães do Sul e o Recanto dos Pioneiros retratam esta história do município, enaltecendo a preservação das raízes germânicas.

Além do turismo histórico-cultural que proporciona ótimos passeios em qualquer época do ano, Nova Petrópolis possui a natureza a seu favor. Os pontos turísticos naturais como o Ninho das Águias, o Panelão, o Paredão Malakoff, o Vale do Caí e o vasto interior direcionam o município ao turismo ecológico e de aventura.

O clima subtropical e as suas variações de altitude determinam grandes diferenças de temperatura nas diversas regiões do município. Nos vales, o verão é quente e úmido. Já o inverno apresenta um frio intenso. Nas regiões mais elevadas o calor pode ultrapassar os 30º C e no inverno o frio fica abaixo de 0º C, com ocorrência de geadas e até neve, fatores que encantam os turistas.

Texto retirado do site da Prefeitura de Nova Petrópolis.

Principais Atrações

– Praça das Flores
– Labirinto Verde
– Ninho das Águias
– Parque Aldeia do Imigrante
– Praça do monumento ao Fundador do Cooperativismo de Crédito da América Latina – Padre Theodor Amstad
– Pinheiro Multisecular